<b>Indústria da música:</b> Managers de artistas e bookers, o que eles fazem e porque você precisa deles (Parte 01)

Indústria da música: Managers de artistas e bookers, o que eles fazem e porque você precisa deles (Parte 01)


Compreender a indústria da música é uma série que descreve a estrutura de um negócio, explicando os papéis dos profissionais da indústria, o que seus trabalhos envolvem, quando é importante envolvê-los e lidar com as especificidades do que você deseja estar ciente. Managers de artistas, bookers, editores de música, gravadoras, A&R (Artistas e Repertório) e outros – trataremos todos eles.

Quando comecei a estudar sobre esse assunto, não tinha idéia do que um manager realmente fazia, mas meu entusiasmo e impulso compensaria essa falta de conhecimento. Coloquei na minha cabeça que aprenderia sobre este assunto, falhando e aprendendo com meus erros.

Percebi que o que faltava era uma visão de um quadro subjacente à indústria da música moderna, uma compreensão mais ampla de como funciona esta engrenagem, através dos profissionais da indústria da música, responsáveis por impulsionar as carreiras dos artistas de sucesso.

Managers, bookers, editores de música, A&R, promotores de rádio, agentes de relações públicas, promotores de eventos… eu realmente não sabia o que todos esses trabalhos envolviam, o trabalho que eles fizeram ou em que fase eles se tornaram relevantes para a carreira de um artista. Eu suspeito que se tivesse tido esse conhecimento antes, o caminho para esta viagem teria sido mais curto.

Uma visão do quadro

Hoje, a importância de construir uma equipe de pessoas dedicadas e alinhadas em torno de um artista, ou qualquer projeto, realmente está muito claro pra mim. Há algumas coisas que você pode fazer de forma independente, mas o que as pessoas sentem falta é a quantidade de “esforço em equipe” que faz parte do sucesso de um artista. Os grandes que estão no topo possuem um manager, bookers para diferentes territórios, A&R, uma pessoa de relações públicas e assim por diante.

Os artistas independentes de hoje têm as ferramentas para iniciar suas próprias carreiras, e precisam saber usá-las principalmente por causa da sobrecarga exigida pelo mercado. No entanto, lá mais na frente uma vez que a bola esteja rolando, você terá que trazer as pessoas certas para o seu jogo e no momento certo, você saberá impulsionar o seu sucesso para um novo nível.

O objetivo desta série de artigos, é poder dar-lhe uma visão desse quadro. Para explicar o que os diferentes profissionais do mundo business da música fazem, quais são os típicos tipos de ofertas que surgem e quando você deve se envolver. Chegará um momento em que você irá perceber que as coisas estão mudando e o seu mundo estará necessitando de um algo a mais e justamente nesse momento, você saberá o que fazer.

Na continuação, vamos entrar mais em detalhes nos papeis de cada função nessa equipe. Aguarde…

DjessiB é DJ e Produtora Musical. Atualmente focada em estudar o mercado da música.
[email protected]


About the Author
%d blogueiros gostam disto: